Resumo: | O PRESENTE ESTUDO VISA IDENTIFICAR LINGUAGENS AMOROSAS ENTRE HOMENS NO FILME DO DIRETOR ESPANHOL PEDRO ALMODOVAR, LA LEY DEL DESEO. LINGUAGENS AMOROSAS SAO AQUI ENTENDIDAS COMO PRATICAS DISCURSIVAS, COMPOSTAS DE DETERMINADOS REPERTORIOS INTERPRETATIVOS (POTTER E WETHERELL, 1987) E DE GENEROS DISCURSIVOS TAMBEM DISTINTOS (BAHKTIN, 1994), QUE CIRCULAM NO IMAGINARIO SOCIAL. DISCUTO AS TEORIAS QUE ABORDAM A FORMACAO DESSE IMAGINARIO EM TORNO DA NOCAO DO AMOR, A PARTIR DE AUTORES QUE ADOTAM UMA PERSPECTIVA HISTORICA E/OU CONSTRUCIONISTA NA COMPREENSAO DESTE CONCEITO, TAIS COMO: BECK E BECK-GERNSHEIM (1995), GIDDENS (1993), WEEKS (1995) E COSTA (1997). A ESCOLHA DESSES AUTORES PERMITIU-ME ARTICULAR AS RELACOES ENTRE AMOR E SEXUALIDADE NAS PARCERIAS HOMOEROTICAS (COSTA, 1992), ISTO E, NO UNIVERSO DOS HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO CENTRA-SE NOS ASPECTOS RELACIONAIS DO HOMOEROTISMO, MAIS DO QUE NAS QUESTOES RELATIVAS AS IDENTIDADES SEXUAIS, QUE MARCAM CONSIDERAVELMENTE OS ESTUDOS SOBRE ESSE TEMA. A ESCOLHA DO FILME LA LEY DEL DESEO JUSTIFICA-SE PELA DIVERSIDADE DE RELACOES QUE SAO ESTABELECIDAS ENTRE OS PERSONAGENS AO LONGO DO FILME, COMO APONTA A ANALISE REALIZADA..
|